Passeando pelo Alentejo descobrem-se castelos, monumentos e ruínas impressionantes que contam uma história recheada de encontros com diferentes culturas e civilizações, vestígios romanos e de confrontos com mouros e outros invasores. O Templo Romano, em Évora, é uma ruína com elegantes colunas coríntias que datam do século I. Deixando as planícies para trás e subindo a Serra de São Mamede até Marvão, o castelo da cidade foi construído em 1299 e é uma verdadeira fortaleza com belíssimas muralhas. Vale uma paradinha em Elvas para ver o impressionante Aqueduto da Amoreira, que possui sete quilômetros de extensão e demorou quase 100 anos para ser construído.
Eleito pelo jornal USA Today como Melhor Região Vinícola do Mundo para Visitar, o Alentejo reúne inúmeros programas para os amantes dos vinhos. São mais de 250 produtores da bebida, mas o turista não ficará perdido ao criar seu roteiro: a Associação Rota dos Vinhos do Alentejo (vinhosdoalentejo.pt) ajuda a reservar degustações em adegas. A Enoteca e o Museu do Vinho de Redondo valem a visita. Em novembro confira a Festa da Vinha e do Vinho, em Borba, e em dezembro conheça a Vitifrades, em Vila de Frades, na qual é possível provar vários vinhos, incluindo o de talha, produzido com métodos semelhantes aos usados pelos romanos. Eleita Cidade Europeia do Vinho 2015, Reguengos de Monsaraz prepara uma série de eventos ligados à temática.
Várias fazendas de grande porte no Alentejo, chamadas de Herdade, abrem suas portas para oferecer verdadeiras imersões na natureza, conhecido como “turismo rural”. São hotéis que vão desde espaços simples a luxuosas propriedades, prometendo gastronomia confeccionada com o que é produzido lá mesmo, já que a fauna e a flora proliferam nos terrenos férteis e nos rios e mares abundam peixes e frutos do mar. Além de passear a pé ou a cavalo passando pelas árvores frutíferas, quem quiser “pôr a mão na massa” pode participar das vindimas, da apanha da azeitona ou alimentar os animais, por exemplo. Algumas Herdades que oferecem atividades de contato direto com a natureza são a Torre de Palma Wine Hotel, a Herdade do Touril e a Herdade das Barradas da Serra.
É fácil chegar ao melhor céu do mundo: basta ir até o Alentejo. Por lá, Alqueva foi o primeiro destino do mundo a receber a certificação Starlight Tourism Destination atribuída pela UNESCO e pela Organização Mundial de Turismo, que conferem o título a lugares onde a qualidade de observação de estrelas é especial. Operadoras locais organizam programas que, além de românticos, são pra lá de diferentes, pois é possível aprender astronomia, fazer passeios à noite de barco, canoa ou a cavalo, observar animais noturnos e também curtir um piquenique com petiscos tradicionais servidos à luz do luar.
Imagine voar de balão sobre belas planícies douradas, salpicadas de verdes sobreiros. As empresas Publibalão e Up Alentejo organizam isso para você. E já que está em Portugal, que tal jantar vestido a rigor em um cenário medieval ou fazer parte de atividades típicas da corte do século 18? Quem oferece é o Fugas Perfeitas (fugasperfeitas.com). Quem quer ver várias bandas internacionais de uma vez só, entre 5 e 8 de agosto deste ano, o festival de música Sudoeste vai levantar poeira bem perto das belas praias de Zambujeira do Mar. Pular de paraquedas, fazer um safari em quadriciclo, aprender ski aquático e observar golfinhos são algumas das experiências incríveis que o viajante pode ter no Alentejo.