Ao som do violão do maestro Arnaldo Freire, executando o Concerto Cine Brasil, o governador Alcides Rodrigues e a presidente da Agência Goiana de Cultura (Agepel), Linda Monteiro, lançam nesta quinta-feira, às 19h30, nos jardins do Palácio das Esmeraldas o XII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA). Nesta edição, o FICA traz duas novidades que serão anunciadas durante a solenidade: um novo site moderno e dinâmico e uma revista de tiragem mensal sobre o festival.
O XII FICA será realizado no período de 8 a 13 de junho na Cidade de Goiás. Assim como em 2009, a programação incluirá, além da Mostra Competitiva, cursos e shows, o Fórum Ambiental, a Mostra Infantil FICA Animado e a Mostra de Cinema Brasileiro. Abandonando a fórmula que privilegiava grandes shows, e centrando seu foco na temática cinematográfica e ambiental, o FICA conquistou um lugar definitivo no restrito círculo dos que integram o Fórum Internacional de Festivais de Cinema Ambiental.
O grande número de inscrições confirma o prestígio internacional do FICA. Foram inscritos 548 produções realizadas por cineastas de 67 países. Depois do Brasil, que tem 202 obras inscritas, a França é o país com maior número de filmes concorrendo, 46. Em terceiro lugar vem os EUA, com 44 filmes, seguido pela Alemanha, com 37.
Este ano, um dos membros do júri oficial será o pesquisador da Nova Sorbonne, Jacques Aumont, uma das maiores autoridades mundiais em crítica, história e teoria de cinema. Também já está confirmado no júri oficial o cientista ambiental Luiz Fernandez, pesquisador do Departamento de Ecologia Global do Instituto Carnegie de Ciência (Stanfor-EUA), ganhador do 2009 EPA Gold Medal, conferido pela Agência de Proteção Ambiental americana.
XII FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental Data: 08 a 13 de junho de 2010 Local: Cidade de Goiás
Lista dos filmes e vídeos selecionados para a mostra competitiva do XII FICA (2010)
Categoria Longa-Metragem = 7 FILMES (579 minutos)
- A ENSEADA (The Cove, EUA, 2009). Direção: Louie Psihoyos. 90 min. Documentário.
- BANANAS! (Bananas!, Suécia, 2009). Direção: Fradrik Gertten. 76 min. Documentário.
- EFEITO RECICLAGEM (Brasil-SP, 2009). Direção: Sean Walsh. 93 min. Documentário.
- QUEBRADEIRAS (Brasil-SP, 2009). Direção: Evaldo Mocarzel. 71 min. Documentário.
- REIDY, A CONSTRUÇÃO DA UTOPIA (Brasil- RJ, 2009). Direção: Ana Maria Magalhães. 77 min. Documentário.
- TAMBORO (Brasil-RJ, 2009). Direção: Sergio Bernardes. 100 min. Documentário.
- UM LUGAR AO SOL (Brasil-PE, 2009). Direção: Gabriel Mascaro. 72 min. Documentário.