
Longa sobre karatê se destaca entre as últimas estreias do Cine Cultura em março. (Foto: Secult)
O Cine Cultura apresenta, nesta quinta-feira (30), o documentário “Um samurai em São Paulo”, dirigido por Débora Mamber. A estreia será na sessão das 13h45 e narra a interessante história de Taketo Okuda, grande responsável por difundir o karatê no Brasil. Marcado pela infância na 2ª Guerra Mundial, ele foi preparado para ser um guerreiro pronto para matar ou morrer e foi um dos grandes mestres de karatê dos nossos tempos.
Além do documentário, o curta-metragem goiano “Wendigo”, dirigido por Luciano Evangelista, estará em cartaz. Pelo projeto Curta Goiás, a obra estreia na sessão das 21h, como abertura para o longa “O Massacre da Serra Elétrica”, que segue em cartaz. Ao longo de quatro minutos, o curta consegue levar ao público as lembranças de um japonês sobre as viagens que realizou durante a vida.
Outros filmes em cartaz
Seguem apresentados “Raquel 1.1”, que narra a história de uma adolescente religiosa que chega a uma pequena cidade do interior onde nasceu, e neste retorno, vive um misterioso acontecimento, além dos longas “Medusa” e “Close”.
O Cine Cultura é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) e funciona no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, inclusive aos finais de semana. Os ingressos saem a R$10 (inteira) e R$ 5 (meia) e devem ser adquiridos na própria unidade, apenas em dinheiro.
Sinopses
1º – Um Samurai em São Paulo (2023, Brasil, 10 anos, 70 min, dir: Débora Mamber)
O japonês Taketo Okuda foi um dos grandes mestres de karatê dos nossos tempos. Marcado pela infância na Segunda Guerra e preparado para ser um guerreiro pronto para matar ou morrer, Okuda foi enviado ao Brasil para difundir a arte marcial das mãos vazias.
2º – Medusa (2023, Brasil, 14 anos, 127 min, dir: Anita Rocha da Silveira)
Uma gangue de jovens mulheres tenta controlar tudo ao seu redor, incluindo outras mulheres, perambulando pelas ruas e espancando aquelas que consideram muito pecaminosas.
3º – Close (2023, Bélgica, 12 anos, 105 min, dir: Lukas Dhont)
A amizade entre os dois meninos de treze anos, Leo e Rémi acaba de repente. Lutando para entender o que aconteceu, Léo procura Sophie, mãe de Rémi.
4º – Raquel 1:1 (2022, Brasil, 12 anos, 90 min, dir: Mariana Bastos)
Raquel é uma adolescente religiosa que chega a uma pequena cidade do interior onde nasceu, em busca de uma vida nova junto ao seu pai. Nesse retorno, ela vive um misterioso acontecimento.
5º – O Massacre da Serra Elétrica (1974, EUA, 18 anos, 83 min, dir: Tobe Hopper)
Acompanhados por amigos, irmão e irmã visitam o túmulo de seu avô no Texas, mas acabam sendo surpreendidos por moradores locais.
- Curta Goiás: Wendigo (2015, Goiás, 10 anos, 04 min, dir: Luciano Evangelista)
Um japonês relembra encontros que tivera durante suas viagens.
Programação 30/03 a 05/04
13h45 – Um Samurai em São Paulo (10 anos)
15h05 – Medusa (14 anos)
17h20 – Close (12 anos)
19h15 – Raquel 1:1 (12 anos)
21h – Curta Goiás: Wendigo (04 min, 10 anos) + O Massacre da Serra Elétrica (18 anos)
Serviço
Estreia de um documentário sobre Taketo Okuda no Cine Cultura
Quando: Quinta-feira (30/03), às 13h45.
Onde: Centro Cultural Marietta Telles Machado – Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 2 – St. Central, Goiânia – GO.