
Fotos: Ferrari
Hoje é um dia muito especial para a Casa de Maranello. É o momento em que o F80, um novo capítulo na lendária história dos supercarros do Cavalo Empinado, é apresentado ao público e à imprensa. O F80 será produzido em uma série limitada de 799 exemplares e se junta a modelos como o GTO, o F40 e o LaFerrari, representando a mais alta vitrine tecnológica e de desempenho que a Casa de Maranello tem a oferecer. Preço sugerido 3,6 milhões de euros (R$ 22 milhões.).
Desde 1984, a Ferrari desenvolveu uma série de supercarros que viram nascer tecnologias e inovações que se tornaram parte do imaginário coletivo. Esses carros, destinados aos clientes mais apaixonados da marca, tornaram-se imediatamente ícones em seu tempo, caracterizando indelevelmente a história não apenas da empresa, mas de todo o setor automotivo.
O modelo mais recente, o F80, tem como objetivo representar a excelência absoluta para um carro com motor de combustão interna e usa todas as soluções tecnológicas mais avançadas, começando com a tecnologia híbrida de última geração, para levar seu trem de força a um nível inimitável. Toda a sua arquitetura foi projetada para o máximo desempenho. Desde o chassi de fibra de carbono até a aerodinâmica, nunca antes houve uma abordagem tão extrema em um carro homologado. Sem mencionar sua nova suspensão ativa projetada para extrair o máximo de desempenho durante a condução em pista.
Além disso, como uma verdadeira novidade no cenário atual de supercarros, o F80 consegue combinar esses valores com uma facilidade de manuseio que o torna agilmente manobrável mesmo na estrada e com um estilo de direção mais relaxado. Essa característica se reflete em todas as escolhas tecnológicas e arquitetônicas, concebidas com um objetivo claro, que pode parecer contraditório, de criar um supercarro de pista que possa ser manobrado ao mesmo tempo que um carro de corrida.
Dessa forma, o motorista usará o carro por mais tempo enquanto desfruta de seu desempenho e das emoções que ele proporciona ao volante. A arquitetura do F80 foi levada ao extremo com a criação de um cockpit cônico voltado para o motorista, garantindo, ao mesmo tempo, excelente espaço para os passageiros. As vantagens dessa escolha são fundamentais em termos de eficiência aerodinâmica e redução de peso.
Portanto, a cabine tem um efeito claramente perceptível de um único assento, apesar de o carro ser homologado para duas pessoas, o que o torna um carro com uma arquitetura que pode ser definida como “1+”. Essa configuração se deve à necessidade de reduzir sua largura para obter vantagens aerodinâmicas, como redução do arrasto, e, ao mesmo tempo, reduzir seu peso. Esse conceito é perfeitamente consistente com o mundo das corridas, do qual o carro tira sua inspiração e soluções técnicas.
A escolha do motor está de acordo com os predecessores do supercarro da F80 e com a tendência tecnológica atual no automobilismo. Enquanto o GTO e o F40 eram equipados com um V8 turboalimentado porque os carros de Fórmula 1 da época usavam motores turbo nos anos 80, hoje, tanto na Fórmula 1 quanto no Campeonato Mundial de Endurance (WEC), os motores V6 turboalimentados são usados em combinação com um sistema híbrido de 800V. Portanto, a transferência dessa arquitetura para a F80 foi natural, especialmente depois que o 499P ganhou o título das 24 Horas de Le Mans duas vezes seguidas.
Seu sistema de propulsão é aprimorado pela inclusão de um turbo elétrico (e-turbo), pela primeira vez em uma Ferrari, que, graças ao motor elétrico localizado entre cada uma das turbinas e o compressor, atinge uma potência específica muito alta e uma resposta imediata em baixas rotações.
A aerodinâmica desempenha um papel fundamental no F80 e, graças, entre outras coisas, ao spoiler móvel e ao extrator na traseira e, na parte inferior, ao triplano e ao S-Duct na dianteira, eles conseguem gerar 1.050 kg de downforce vertical a 250 km/h. O desempenho é aprimorado ainda mais pela suspensão ativa diretamente envolvida no desenvolvimento do efeito solo, um eixo dianteiro elétrico que permite a tração nas quatro rodas para maximizar o torque e a potência, e novos freios com a tecnologia CCM-R Plus derivada do mundo das corridas.
Como todos os supercarros que o precederam, o F80 marca o início de uma nova era de estilo com uma linguagem mais rígida e extrema que destaca sua alma de corrida. Há uma clara inspiração no setor aeroespacial para enfatizar a sofisticação e a inovação tecnológica das escolhas de design. No entanto, não faltam referências a seus célebres antecessores, lembrando sua importante ascendência.
Motor de combustão interna
O motor F163CF 120° V de três litros da F80 é a expressão máxima do motor de seis cilindros da Ferrari. Ele é capaz de desenvolver impressionantes 900 bhp e, consequentemente, um recorde de potência específica para um motor Ferrari de 300 bhp/l, aos quais devem ser adicionados os 300 bhp fornecidos pelo sistema híbrido composto por eixo (e-4WD) e motor elétrico (MGU-K).