
Exposição narra histórias de pessoas trans em Goiânia. (Foto: Divulgação)
No Dia Nacional da Visibilidade Trans, o Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) lançou nesta segunda-feira (29) a exposição fotográfica “TRANScedendo Barreiras, Ressignificando Trajetórias”. Disposta no Hall de entrada do Hospital, localizado no 1º andar, a mostra segue uma agenda itinerante. As visitas precisam ser agendadas por meio do contato (62) 3209-9705.
Com parceria do fotógrafo Claudinei Britto, a exposição narra as histórias de 12 mulheres e homens trans, pessoas que buscaram autenticidade e conquistaram sua plenitude. A data escolhida, celebra os processos de transição e destaca a importância da compreensão e do apoio a uma jornada de transformação e autodescoberta, vivenciadas por pessoas trans.
A exposição foi lançada durante a solenidade de habilitação do Ministério da Saúde para o Serviço Transexualizador – Ambulatório TX, juntamente com a Mostra Duo, que traz as coletâneas “Visibilidade Trans” e “Incomodo” da artista plástica trans goiana Zaia Ângelo. A artista compartilhou detalhes de seu trabalho nas redes sociais e pontuou que a ideia da coletânea Incomodo é, como o próprio nome já diz, retratar a forma como as pessoas trans são retratadas como vilãs.
“Fiquei bem receosa de início pela forma que alguns sentimentos foram retratados nas obras, mas depois de um tempo pensei e acho de extrema importância mostrar que também sabemos nos impor diante da cisnormatividade”, escreveu Zaia. “Claro que essas obras representam tudo isso, mas também são pessoais para mim. Ando num conflito muito grande de como lido com toda transfobia que enfrento diariamente”.
As obras da artista plástica estão em exposição no 5º andar do Hospital Alberto Rassi. Para visitar ambas as mostras, é preciso agendar pelo telefone (62) 3209-9705.
Serviço
Exposição “TRANScedendo Barreiras, Ressignificando trajetórias”
Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), Av. Anhanguera, 6479, Setor Oeste
Agendamento de visitas: (62) 3209-9705.